Cachorro também sofre com a separação

Cachorro também sofre com a separação (Ansiedade de Separação)
A forma de criar um animal mudou tanto quanto a forma de viver do ser humano.
Cada vez mais nos deparamos com pessoas buscando nos animais “uma tábua de salvação” para as perdas, as decepções, a solidão, enfim, para resolverem seus problemas de carência afetiva.
Se o seu objetivo para comprar ou adotar um cão for carência, saiba que arranjou uma boa sarna para se coçar.
Assim como você se apega muito a ele, ele se apega a você e não quer ficar longe de jeito nenhum. Aí, quando você deixá-lo sozinho, ele vai lhe causar uma série de problemas que vai lhe deixar com os cabelos em pé, tipo:
- roer móveis, paredes e portas;
- defecar e urinar em locais indevidos;
- latir, chorar e ganir;
- arrancar plantas e cavar jardins;
- auto mutilação (morder ou lamber a si próprio até criar lesões)
Se você interpretar esse tipo de comportamento como pirraça ou vingança e apelar para um corretivo violento, o animal pode piorar.
Estudos mais recentes associam o medo que alguns cães possuem a fogos de artificio, raios e trovões com a ansiedade de separação.
A ansiedade gera um sentimento de insegurança intensa, de perigo iminente, por sua vez, isso vem acompanhado do sentimento de medo.
Esse medo faz com que o cão entre em estado extremo de alerta, fazendo com que o cão fuja do suposto perigo imaginário que os estrondos provocados por fogos de artifícios, raios e trovões.
Apesar de a ansiedade estar presente em todos os cães, em alguns se manifesta de forma mais intensa.
O tratamento para esse tipo de problema requer muito tempo e paciência. Se feito todos os dias, poderá levar um mês, mas, se você se dedicar ao tratamento só nos finais de semana, poderá levar dois anos e meio e geralmente fracassa porque você não vai ter paciência por tanto tempo. Vai?
Além da terapia diária é aconselhável que um médico veterinário avalie o grau de intensidade do problema e entre com um tratamento fitoterápico ou homeopático, se o caso for muito grave é aconselhável entrar com antidepressivo.
Por isso, a melhor coisa a fazer, é criar o seu cãozinho de forma que ele possa ser o mais independente possível.
Proibido reproduzir este texto, sem a devida autorização e credito para o autor.