Agressividade Canina

Esse comportamento é muito discutido nas telinhas da televisão, na maioria das vezes, visando única e exclusivamente audiência sem um propósito esclarecedor.

A agressividade canina tem vários motivos; iremos ver os principais.

Agressividade por dominância e submissão:

Essa agressividade é sempre dirigida aos proprietários, causada por excessos do proprietário, que por sua vez passa para o cão a dominância.

Essa agressividade também é dirigida a terceiros ao se aproximarem dos integrantes humanos da matilha.

Agressividade predatória:

O segundo casoo mais comum, normalmente costuma aparecer em cães de rua. Esse tipo de agressividade dirigida única e exclusivamente à objetos móveis, ou seja qualquer coisa que se mova, inclusive seres humanos correndo.

Agressividade por medo:

Essa ocorre normalmente em cães com problemas de sociabilização, problema esse causado pela falta de orientação, e em alguns casos ignorância do Médico veterinário. Essa agressividade por medo normalmente vem antecedida de um aviso, o que é menos mal e também só ocorre em último caso, na hipótese do animal não ter como fugir.

Agressividade territorial;

O nome já diz tudo. ela ocorre quando qualquer pessoa invade o território de um cão que possui um elevado grau de dominância.

Agressividade Idiopática:

É a agressividade ocasionada por algum distúrbio cerebral não identificado, muito comum nos exemplares amarelos da raça Cocker Spaniel. Atenção: isso não significa que todos os Cockers tenham esse distúrbio, apenas alguns. Existem vários tipos de agressividades e 99% provocados pelo homem por falta de conhecimento no manejo dos mesmos.

Proibido reproduzir este texto, sem a devida autorização e credito para o autor.